quinta-feira, 1 de maio de 2008

1 de maio de 1886

Foi uma data que marcou a vida dos operários de Chicago, pelo massacre que estes sofreram ao protestar e solicitar melhorias no ambiente de serviço e diminuição da jornada de trabalho (que era de 13 horas). Os pedidos não foram aceitos e em troca muitos trabalhadores foram presos, torturados e mortos.

Anos se passaram até ocorrer um Congresso Socialista em Paris no ano de 1889, que nomeou o dia "1 de maio" como o dia mundial do trabalhador em homenagem aos operários de Chicago. "Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou" Alberto Parsons, tipógrafo, 39 anos, operário que participou da manifestação de Chicago em 1886, ao apresentar-se voluntariamente à polícia. Foi preso e enforcado.

Essa história me lembra um pouco o dia mundial da mulher, pois ocorreu algo parecido com várias operárias que morreram presas dentro da fábrica e queimadas. Se hoje você tem direitos foi "graças" a muito sangue derramado. Pense nisso!

2 comentários:

Renan disse...

Camila?
Poxa, não conhecia o seu blog... =)

Obrigado pelos votos! Hoje realmente foi um ótimo dia!

Vou te adicionar nos favoritos pra te visitar com mais frequencia!

Beijão!

;*

Gabriel disse...

"Anger is a gift"